A verdade sobre a Amazônia - E a era da burrice



Eu relutei muito até decidir escrever. Mas não aguento mais usar a internet e me deparar com tantas pessoas compartilhando sobre um mesmo assunto, sem ter o total entendimento do fato. Então, vou contar uma história interessante.


Hoje você acreditaria se ligasse a TV ou visse em seu celular que a Terra estava sendo invadida por ETs? Pois bem, na noite de 30 de outubro de 1938 o mundo mudou para sempre, quando foi transmitida por rádio uma invasão alienígena acontecendo entre Nova Jersey e Nova York, com repórteres no local informando a população sobre explosões e entradas de naves no céu, no que virou um dia histórico no radialismo: as pessoas acreditaram simplesmente por estar ouvindo no rádio.



Na verdade, estavam ouvindo a obra Guerra dos Mundos, de Orson Welles, uma transmissão de rádio de 1 hora retratando os eventos de invasão. Pessoas por toda região congestionaram as linhas telefônicas, relatando explosões e brilhos no céu, enquanto que nada daquilo estava acontecendo de verdade, a não ser na rádio, que contou com orquestra e efeitos especiais. Como pode? Homens pegaram em armas e rumaram Nova York na tentativa de proteger a cidade. Até hoje esse marco é insuperável.


Agora te pergunto: até quão absurdo uma notícia precisa ser para deixar de ter crédito?


Nessas últimas semanas vemos com tristeza os incêndios florestais na Amazônia, historicamente maiores que os acontecidos desde então. Até que o absurdo aconteceu: Uma enorme nuvem escura, de proporções estaduais, cobriu a cidade de São Paulo no meio da tarde, escurecendo ao ponto de ligarem a iluminação pública. Motivo? Queimadas na Amazônia, claro. Verdade? NÃO.


Cidade de São Paulo: queimadas deixam céu em preto e branco

Em 2018, na temporada de queimadas na Califórnia, ocorreu o PIOR INCÊNDIO FLORESTAL da história no estado, sendo considerado o mais mortal e mais destrutivo, ceifando 98 vidas e devastando uma área de um milhão, oitocentos e noventa e três mil, novecentos e treze acres. Foram 7.664,394 km² de áreas devastadas. Motivo? Seca e ação dos ventos, que fizeram o número de incêndios se alastrar ao ponto de haver pouco mais de 8.500 mil incêndios na região.


Alguém culpou o desmatamento na Califórnia?


Esse ano incêndios florestais na Península Ibérica chegaram a nível recorde: Alguém viu o governo Português ou Espanhol culpar o desmatamento na região?


Por quê quando um incêndio ocorre na Amazônia a culpa é do desmatamento?

O fato é que estamos no período de secas na região, clima árido, com ventos pobres de umidade, que só espalham os focos de incêndio, que caso não sejam combatidos a tempo se alastram a níveis assustadores e quer saber? Quando o fogo começa, não há muito o que fazer senão salvar tudo e todos na região, pois a vida precisa ser preservada.


Austrália: queimadas deixam céu colorido

Entenda que no mesmo momento em que a tal nuvem negra cobriu SP, vulcões no Peru estavam em atividade, lançando plumas de poeira na atmosfera, poeira esta que é COMPROVADAMENTE capaz de escurecer a atmosfera e provocar até mesmo uma queda da temperatura global, como as erupções do Monte Tambora em 1815, cuja fumaça na atmosfera se espalhou por todo globo e provocou no ano seguinte o que ficou conhecido na época como "O ano sem Verão" ou Krakatoa em 1883, na Indonésia, cuja nuvem de cinzas foi tão densa que deixou a região na escuridão por três dias e os efeitos da erupção no clima foram sentidos pelos cinco anos que sucederam o episódio.


Efeitos da erupção do Monte Tambora na Europa, em 1815

Hoje é comum usar smarphones, assistir TV a cabo, jogar vídeo-games, construir objetos com impressora 3D e armazenar todas as fotos na nuvem pra poupar espaço. Mas você sabe onde fica essa tal de "nuvem"? Você sabe em quê frequência são transmitidas dados de wi-fi? Se você fosse subitamente lançado no tempo 3 mil anos no passado você seria um deus capaz de criar um mundo moderno na era antiga ou um louco que diz existir a "eletricidade" mas não sabe produzi-la?


Entenda que a humanidade "usar" tecnologia não a torna mais evoluída. Se você não ler, aprender e praticar, você não terá conhecimento, será apenas um usuário do que está diante de seus dedos.

Assim como em 1938, as pessoas estão caindo no mesmo erro de ouvir um fato e acreditando nele sem ao menos pesquisar sobre o assunto.

Quanta evolução!


Pesquisa:

https://www.dw.com/.../1938-p%C3%A2nico-ap%C3.../a-956037

https://pt.wikipedia.org/.../Inc%C3%AAndios_florestais_na...

https://www.megacurioso.com.br/.../98977-6-erupcoes...

Posts recentes

Ver tudo